O dia 24 de Outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de Julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão económica que se estendeu até 24 de Outubro, quando valores de acções na bolsa de valores de Nova York, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-feira Negra. Assim, milhares de accionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova York piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram o seu ápice nos Estados Unidos em 1933. Neste ano, o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como New Deal.
1939 - 1945 – Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial opôs os Aliados (China, França, Grã-Bretanha, União Soviética e os Estados Unidos) às Potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), tendo sido o conflito que causou mais vítimas em toda a história da Humanidade. Causas da Guerra: A Primeira Guerra Mundial "feita para pôr fim a todas as guerras" - transformou-se no ponto de partida de novos e irreconciliáveis conflitos, pois o Tratado de Versalhes (1919) disseminou um forte sentimento nacionalista, que culminou no totalitarismo nazi-fascista. As contradições se aguçaram com os efeitos da Grande Depressão. Além disso, a política de apaziguamento, adoptada por alguns líderes políticos do período entre guerras e que se caracterizou por concessões para evitar um confronto, não conseguiu garantir a paz internacional. Sua actuação assemelhou-se à da Liga das Nações: um órgão frágil, sem reconhecimento e peso, que deveria cuidar da paz mundial, mas que fracassou totalmente. Assim, consolidaram-se os regimes totalitários. O germânico de origem austríaca Adolf Hitler defendia que a Alemanha necessitava mais espaço vital, ou "Lebensraum", e por isso queria estabelecer uma fronteira com a União Soviética. Hitler anexou ao Reich alemão a Áustria, seguido da Tchecoslováquia. A essas anexações, as potências ocidentais europeias não responderam, mas quando Hitler avançou sobre a Polónia, foi declarado um conflito, e iniciou-se a Segunda Guerra Mundial.
...

1989 - A Queda do Muro... de Berlim
Considerado um dos maiores símbolos da Guerra Fria o muro de Berlim caiu na noite de 9 de Novembro de 1989. A queda do muro simbolizou o desmoronamento do comunismo na Europa Central e Oriental, que começou na Polónia e na Hungria. O muro de Berlim dividia a Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA) e simbolizava também a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América, e Berlim Oriental (RDA) que era constituído pelos países simpatizantes do regime soviético.

Sem comentários:
Enviar um comentário